quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Release



se há um circuito fechado, então saímos do circuito, saímos do círculo, e saímos do mundo, para olhar, a princípio, de uma fechadura;

A Cativa é uma editora emergente da cultura urbana independente de Cuiabá. A iniciativa surgiu a partir das discussões de três amigos que se conheceram no curso de História da UFMT. Em trabalhos acadêmicos ou em conversas informais, constatava-se sempre a necessidade de um aumento de demanda social pela leitura. Além do aumento dessa demanda, seria necessário também dar voz às produções literárias contemporâneas; uma vez que essa produção existe e cresce, porém, muitas vezes se vê cercada por muros de desconhecimento – a tal falta de demanda social pela leitura.


Visando ainda propor uma reflexão acima do poder da escrita enquanto difusora de conhecimento, a Cativa dispõe de cinco frentes de trabalho:


Artigos Acadêmicos: Frente voltada à confecção e distribuição de material de pesquisa realizado em universidades brasileiras. A idéia é selecionar os trabalhos que tragam pesquisas de aplicação prática, não estando o academicismo no interesse da editora.


HQ´s: Frente voltada à confecção e distribuição de materiais criados na linguagem HQ (quadrinhos), sejam estes humorísticos, infantis, políticos, informativos ou jornalísticos.

Literatura: Obras de escrita artística em geral: romances, contos, poesias.


Material Jornalístico: revistas informativas, que trabalhem no viés alternativo, ou seja, com linguagem e maneiras de distribuição diferenciais do vigente no grande mercado do ramo no país.


Educação Musical: Material didático que trate temas de estudos musicais (técnicas de harmonia, improvisação, dicionário de acordes, workshop de guitarra, contrabaixo, bateria, etc.)
Os meios de que a editora dispõe para a realização desses trabalhos é a divulgação, difusão e comunicação entre os produtores e agentes envolvidos através da internet; além da realização de eventos temáticos, visando o encontro, confraternização, conhecimento de idéias e, consequentemente, debates a respeito da produção literária e jornalística em seus diferentes formatos de aplicação.


Clique para entrar no grupo litforadoeixo

Nenhum comentário: