quarta-feira, 26 de março de 2008

Lado [R]: conhecimento não se vende


por Pricyla Koehler

Em nossa odisséia para aumentar a demanda social pela leitura, buscamos pessoas com essa mesma idéia na cabeça e as mãos unidas para produzir e divulgar material de qualidade. Como é o caso do zine potiguar Lado [R].


Fanzines são geralmente conhecidos por pecar em qualidade técnica devido à necessidade de se fazer uma publicação sem ter dinheiro para bancar. O Lado [R] se afasta um pouco dessa linha. E pra quem não conhece, o Fanzine Lado [R] é uma publicação que há três anos é produzida em Natal de forma independente por um grupo de amigos interessados em rock’n roll, contra-informação e irreverência.

O formato independente e irreverente que mescla informação com criatividade e bom-humor têm cativado um público cada vez maior de leitores. E certamente vai cativar o público de Cuiabá também! Conversando com um dos idealizadores do Lado [R], Leandro Menezes, conhecemos um pouco mais do trabalho e da essência da publicação.

E pensar que a idéia de uma publicação assim surgiu “de repente”! O zine nasceu de conversas e afinidades entre os amigos Dimetrius Ferreira, Rafael F e do próprio Leandro. A iniciativa de publicar o zine é tão estimulante que logo a equipe cresceu, com a entrada da Renata Marques e, mais recentemente, o Lado [R] também tem o dedo de Filipe Mamede.

Leandro diz que falar sobre objetivo é um pouco complicado... Mas a idéia geral é muito simples. “Nossa intenção é escrever, gerar conflito, desagradar algumas pessoas, fazer com que outras mijem de rir, que outras sintam raiva ou alegria ou tristeza, enfim, incitar sentimentos confusos nas pessoas...” No mínimo, paradoxal.

E assim como toda produção independente, o Lado [R] também esbarra em muitas dificuldades, como os custos para a produção do zine e a distribuição dos exemplares para praças de todo Brasil.

"Nós acreditamos que conhecimento não se vende, se compartilha. Por isso fazemos questão de distribuí-lo gratuitamente. Até quando pudermos segurar a peteca, vai ser assim...”

E continua...

“A distribuição ainda é muito tímida, apesar do zine já ter chegado em diversos estados do país. A idéia é estar sempre pensando em uma forma de agilizar isso, mas temos um grande problema que é a falta de grana...”

A primeira publicação do zine não ultrapassou a marca dos 100 exemplares. E todos xerocados. Mas a idéia deu tão certo que desde a edição #5 o Lado [R] coloca 2 mil exemplares na praça! Todos distribuídos gratuitamente! Antes disso, a tiragem não passava das 500 cópias.


A pergunta que não quer calar: por que “Lado [R]”?

“Quem bolou esse nome foi o Rafael F., inclusive, ele é “o cara” dos nomes, títulos e trocadalhos que vocês lêem no zine... A idéia do nome Lado [R] é bem simples, não somos do Lado A, nem Lado B, ficamos lá no final da 'fila', no R, que pode ser de Ruim, Rock, Reavy Metal, Rumba, Reggae, Roots, Rastafari ou Romã.”

Então, está explicado!

* * *

A próxima edição do Fanzine Lado [R] – #8 – deve ser lançada agora em abril e a Cativa já garantiu exemplares para distribuir para a galera de Cuiabá! Agora é só esperar!

E não pára por aí, mais quatro edições já estão planejadas até o final do ano.

E quem quiser conferir mais informações sobre o Lado [R], aí vão os endereços:

>> email
lado.r.zine@gmail.com
>> blog
http://www.ladorsemcolchetes.blogspot.com
>> orkut
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=17795419788406643450
>> comunidade no orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8440110
>> fotolog
http://www.fotolog.com/ladoerre

2 comentários:

Unknown disse...

Pri .. ótimo trabalho

:* Mayara

renatamar disse...

massa!

8)