terça-feira, 22 de julho de 2008

Editora Cativa anuncia novidades para 6ª edição do Língua de Calango

A iniciativa destinada à literatura alternativa divulga suas atividades durante o Festival Calango


___________________________________
por Alfa Canhetti


O projeto Língua de Calango, assim como todas as artes integradas, vem com um "up" significativo na sua produção. Em umas das tendas localizadas na cidade das artes, serão realizadas três atividades, sendo que duas delas estão confirmadas, são elas: o "flip chart", que vai estar disponível para o público produzir trechos de uma história e a biblioteca da qual o público terá acesso. A terceira atividade está em processo de negociação, e consiste em um estúdio móvel de gravação, edição, masterização e publicação de material em áudio. Essa produção é uma parceira com a banda de poesia Sol na Garganta do Futuro (ES).

As três frentes de trabalho a serem realizadas estão detalhadas abaixo:

Flip Chart

Será produzido um espaço de expressão aberto a participação de todos que passarem pelo Calango. Sobre um tema que está em processo de criação, estará disponível para os interessados 'flip chart' e canetas para que cada um continue a história. No final de cada dia do evento terá sido realizado um livro em que todos os participantes são autores do mesmo. O objetivo é que cada pessoa continue a contar a história, estimulando sua capacidade criativa e ao mesmo tempo trabalhando com a idéia de coletividade, com foco na prática da leitura e escrita.

Biblioteca

O espaço será ocupado por estante com vários livros disponíveis para leitura, de modo que simbolize uma biblioteca dentro do Festival Calango, tentando criar assim um ambiente dentro da arena que também possa estimular a leitura. Sendo assim, o desafio é tentar desvincular a leitura a uma coisa chata, penosa e cansativa.

Estúdio Garganta

O Estúdio Garganta é um estúdio móvel de gravação, edição, masterização e publicação de material em áudio. Nessa célula itinerante, o Sol na Garganta do Futuro trabalha a partir de diversas ações, a demanda musical e textual do público. No estúdio, o oficinante/interessado pode, além de entrar em contato com o processo de junção de texto e música, registrar suas canções e seus textos de uma maneira livre, porém orientada, despretensiosa, porém eficiente e com qualidade técnica adequada. O Estúdio garganta funciona como um catador de sons. Registrando manifestações distintas por onde passa; música, textos, poesia, falações, cantigas...

Outra novidade que eles trazem é o lançamento do livro de um deles, Fabrício Noronha, durante os dias do festival. Segundo a assessora de imprensa da Cativa, Pricyla Koehler, "seria ótimo a vinda deles, para potencializar a divulgação de tanta gente que tem qualidade mas que de repente não teve suporte para expor tudo que já produziu", lembrando que essa última atividade ainda está para ser confirmada.

Essa edição

As atividades do Língua de Calango são organizadas pela editora alternativa Cativa e a primeira ação nesse ano foi durante os dias do projeto Calango na Escola, que teve como atividade o concurso de redação, cujo o tema foi "Os Novos Paradigmas da Produção Cultural no Brasil". Como parâmetro para a seleção dos vencedores, foi considerado o entendimento do estudante sobre o seminário de mesmo tema, além das normas gramaticais e ortográficas. A redação teve formato livre e a curadoria está sendo realizada pelos membros da Editora Cativa.

Editora Cativa

A editora Cativa foi criada com o objetivo de expor, vender e trocar produtos da atual produção literária alternativa de todo o país e buscar inserir essa arte integrada ao contexto do sistema de crédito, nesse caso, trabalhando com o Cubo Card, visando o estudo para posterior criação do Cativa Card.

Patrocínio: O Festival Calango conta com o patrocínio da Petrobrás, maior empresa investidora em cultura no Brasil. O festival foi um dos selecionados no 1º Edital de Festivais de Música Independente capitaneado pela empresa em parceria com o Instituto Moreira Sales, em 2007. O evento conta ainda com patrocínios do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Cultura, da Cerveja Sol e do Sebrae-MT.

SERVIÇO
Língua de Calango
dias 8, 9 e 10 de agosto
no Centro de Eventos do Pantanal

Um comentário:

Anônimo disse...

OIiiiiiiii tudo de bom deve ser o calango nunca fui, quero muito ir, mas o blog está ótimooooooo