terça-feira, 30 de setembro de 2008

Lado [R] #8: daqui a pouco já tá na rua!

Quer produzir um zine? Não precisa ter muita grana, basta uma idéia na cabeça e muita criatividade!
_________________________________
por Pricyla Koehler

Logo mais já tá na rua o Lado [R] #8. Os zines, ou fanzines, são geralmente conhecidos por pecar em qualidade técnica em função dos poucos recursos para publicação. Mas o Lado [R] é uma publicação que contradiz essa linha. Produzido há três anos em Natal de forma independente por um grupo de amigos interessados em rock’n roll, contra-informação e irreverência, esse formato independente e irreverente do zine mescla informação com criatividade e bom-humor e têm cativado um público cada vez maior de leitores. Ainda não conhece? Ficou interessado? Então aproveite para ler a entrevista com um dos idealizadores do Lado [R], Leandro Menezes, e descubra porque “conhecimento não se vende.”

O Lado [R] é como um grande laboratório de comunicação. O que as pessoas podem esperar de novidades para o #8?

Leandro: Tem bastante novidade. Conseguimos o apoio para a impressão junto com uma gráfica aqui de Natal, e uma novidade dessa edição é o papel. Mudamos o papel do miolo do zine, agora está em papel jornal, só a capa veio no papel kraft já tradicional do Lado[R], o resultado ficou bacana, a gente curtiu e a leitura fica bem melhor. Só achamos que ficou muito 'molinho'. O zine ficou bem mais fininho, mas já estamos com a idéia de duplicar o número de páginas, para as edições futuras e o zine ganhar mais consistência física mesmo.

E conseguiram rodar quantos exemplares?

Leandro:
Desde o número cinco rodamos dois mil exemplares e conseguimos manter essa tiragem para a oitava edição.

Foto: Renata Marques e Rafael F. (assessoria e diretoria, respectivamente) com a 8ª edição do Lado [R]

E como foi a produção do Lado [R] #8?

Leandro:
Passamos 2008 inteiro de vacilo, sem lançar nenhuma edição... Foram problemas pessoais, contratempos, falta de tempo... Uma coisa aqui e outra ali, acabou que a gente se viu sem estar fazendo mais o zine, e isso nos assustou. Desde fevereiro/março, a gente já tinha a pauta definida e alguns textos já estavam prontos, um estalo de lucidez nos acometeu e resolvemos arregaçar as mangas e reiniciar os trabalhos, revisamos os textos que já tínhamos em mãos e buscamos outros que foram surgindo, como sempre, de forma espontânea, através de conversas com amigos ou navegando pela internet.

Quais as maiores dificuldades que vocês encontram em todo o processo de produção do zine até a impressão e distribuição do material já pronto?

Leandro:
Assim como toda produção independente, o Lado [R] também esbarra em muitas dificuldades, como os custos para a produção e a distribuição dos exemplares para praças de todo Brasil. A primeira publicação não ultrapassou a marca dos 100 exemplares. E todos xerocados! Mas nós acreditamos que conhecimento não se vende, se compartilha, por isso fazemos questão de distribuí-lo gratuitamente até quando pudermos segurar a peteca, vai ser sim... A distribuição ainda é muito tímida, apesar do zine já ter chegado a diversos estados do país. A idéia é estar sempre pensando em uma forma de agilizar isso, mas temos um grande problema que é a falta de grana...

O Lado [R] já é muito mais que um ‘jornalzinho de estudantes’. Vocês já receberam um prêmio da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação com ele...

Leandro:
Nós inscrevemos um trabalho no Intercom regional em São Luís há uns dois meses. O trabalho é basicamente o Lado [R]. Acabamos levando o prêmio da categoria Áreas Emergentes - Impresso. Com esse prêmio fomos habilitados a participar da edição nacional, em Natal, mas não conseguimos levar o caneco, mesmo jogando em casa. E falando dele, abordamos os mais variados temas e assuntos e perspectivas diferentes da mídia alternativa, marginal, independente ou qualquer coisa assim. Também estamos escrevendo nosso TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] sobre o Lado [R], estamos propondo compilar as melhores matérias já publicadas no zine desde a primeira edição, fazendo assim uma espécie de almanaque, ou “fanzinaque”. A nossa intenção é continuar estudando esses temas que nos são queridos.

E entra bastante na questão também contribui para difundir a leitura...

Leandro:
Pois é, é a famosa 'formação de público'. A nossa diagramação, com um formato mais arrojado que outros zines, de uma forma geral contribui para isso. Mas a nossa intenção não é fomentar só a leitura tradicional, nós queremos que o leitor do Lado [R] leia os textos, mas que também leiam as figuras. Por exemplo... temos a idéia de lançar uma edição estritamente visual.

É um vanguardismo hein!

Leandro:
Então, vanguarda não. Acho que somos "possibilistas"... Tudo que nós achamos que tem valor para nós, publicamos. Não existe uma regra, um processo fechado, as coisas simplesmente acontecem.

* * *

E essa edição tem direito até a festa de lançamento e tudo. Quem estiver aí por essas bandas de Natal, não pode perder: lançamento do Lado [R] #8 e do CD "Normal People´s Brigade", da banda Calistoga. Então, se você tiver a chance, cola lá no Centro Cultural Dosol, Ribeira, nessa sexta-feira, 03, às 22h. É só R$5 a entrada e as 30 primeiras pessoas que entrarem na festa ainda ganham o CD na faixa!

E para você que não vai para Natal tão cedo, aguenta aí! Logo mais vai ter Lado [R] #8 circulando aqui em Cuiabá também.

Enquanto isso, vai acompanhando o que essa galera anda produzindo lá na esquina do continente:
www.ladorsemcolchetes.blogspot.com

Um comentário:

Cláudio Henrique disse...

Olá!

Meu nome é Cláudio Henrique. Sou jornalista, em Belo Horizonte, Minas.
Sou produtor cultural na Rede Minas de televisão - emissora pública, educativa. Também estou como coordenador de pauta no projeto de uma revista cultural, de circulação nacional, intitulado [provisoriamente] de Revista A.D - Arte e Diversidade. Pelo fato de ser uma revista de circulação nacional, estamos à procura, com muita urgência, de jornalistas com alguma experiência ou interesse na área cultural, boa escrita, criatividade, e que residam na região Centro-oeste - no caso Cuiabá - para serem colaboradores da revista nas respectivas regiões.

Como voce sabe, não existe um banco de dados que facilite o nosso trabalho, por isso, na busca de um contato mais eficiente, encontrei seu email no site do Diário de Cuiabá. Penso que possa me ajudar com indicação de pessoas conhecidas que tenham o perfil indicado acima.

Preciso dos e-mails dessas pessoas para apresentar o projeto e solicitar curriculos. A partir daí, a equipe responsável pela revista fará a avaliação dos currículos e uma entrevista online para confirmar se a pessoa tem o perfil que buscamos.

A proposta é descentralizar os olhares sobre a cultura no país.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Desde já, obrigado pelo apoio.

Cláudio Henrique
Coordenador de pauta - Revista AD
Produtor cultural - Rede Minas
(31) 9812-9226 // 3212-9226
www.coisasuteiseinuteisdavida.blogspot.com